Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Introdução

A capacidade de um líder de inspirar depende de quão bem ele desempenha três papéis principais: visionário, exemplo e mentor. Veja como incorporar cada um deles.


Papel 1: Visionário

As pessoas se unem em torno de líderes que fornecem significado, propósito e otimismo. Sua mensagem deve ser ampla, orientada por valores e simples, mas vívida. Por exemplo, você pode dizer: “Faça nossos clientes sorrirem” em vez de “Faça nossos clientes felizes”. A repetição fortalece a clareza, então comunique sua visão com frequência. Um exercício útil? Liste seus cinco valores fundamentais, classifique-os e use-os para orientar suas mensagens.


Papel 2: Exemplo

Líderes inspiradores são calmos e corajosos, enfrentando o perigo e protegendo os outros dele. Eles também são autenticamente apaixonados, defendendo suas ideias e princípios com convicção – enquanto os incorporam. Essas emoções e comportamentos são contagiosos, incentivando sua equipe a seguir sua liderança e se tornar mais resoluta, corajosa, entusiasmada e motivada.


Papel 3: Mentor

Líderes verdadeiros elevam os outros. Delegue responsabilidades, ouça atentamente e dê crédito quando devido. Experimente um exercício simples em que você considera a perspectiva de um colega – o que o motiva? Quais são seus desafios? Uma boa mentoria exige entender que pessoas diferentes têm necessidades diferentes e realmente ouvir quais são essas necessidades.

Conclusão:

Incorporar esses três papéis – visionário, exemplo e mentor – pode ajudar qualquer líder a inspirar sua equipe. Seja autêntico, comunique claramente e esteja sempre disposto a elevar os outros. Dessa forma, você criará um ambiente de trabalho motivador e produtivo.


Esta dica foi adaptada do texto “What Sets Inspirational Leaders Apart” de Harvard Business Review.